Qual o Maior Filósofo para ti?



Sem dúvida que se considerarmos Jesus de Nazaré como também filósofo, Ele é de longe o Mestre dos Mestres da Filosofia. Sem dúvida que os seus ensinos marcaram muito mais a Humanidade que qualquer outro filósofo. É dele que se retiram novas abordagens para encarar a realidade, como nenhum outro providencia. Dele também ficaram ensinos morais para a vida, que excedem a Justiça. Para Cristo a maior virtude não é a Justiça mas o Amor, a misericórdia que triunfa do juízo sem ser injusto.


Dele se retira alegria, consolo, esperança, ânimo, coragem, sabedoria existencial prática, profundidade intelectual e emocional, empatia e muitas virtudes outras. E isto só nesta vida....


Como alguém tão forte, como afirmou Cury, foi capaz de mostrar suas lágrimas, não por Si, mas por outros?


Como alguém tão reto ousou perdoar os mais pecadores e injustos contra tudo o que era normal fazer pelos mais retos?sem banalizar o erro, pelo contrário, denunciando - o. Sem condescender com aquilo que era errado, nem aceitando o errado só porque todos eram injustos, (por vezes às ocultas) , mas mostrando que ainda assim, sendo maus   injustos, incorretos, mentirosos, falsos, traiçoeiros, etc... Ainda assim eram todos de igual modo amados. E assim tbm ensina que ninguém se deve considerar melhor.


O que Ele pedia era o coração, não a perfeição necessariamente, ainda que Ele fosse exigente com os mais próximos dos  discípulos. 


Um Mestre que abalou as instituições, o Pensamento, a Moral, as mentes e corações do Seu tempo;  e ainda hoje faz o mesmo com quem é Seu discípulo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Quem sou eu? "

O psiquiatra Augusto Cury

Atualidade