sábado, dezembro 07, 2013

Carta Aberta a Paulo Ghiraldelli (Hora da Coruja)

https://www.youtube.com/watch?v=YJq4a7Wjcic


Caros srs, descobri vosso programa há 2 dias por buscar por Hanna Arendt. Mas decidi ver mais alguns assuntos quer do vosso, quer do "Encuentro" argentino. Entretanto dei com Pascal. Não queria passar por este tema sem deixar minha contribuição, que espero, seja construtiva. 
Chamar alguém de filósofo é um grande elogio--- pois o filosofo é um sábio, que geralmente é culto e instruído, mas que acima de tudo é inteligente e se move bem até com menos conhecimento -- ele descobre o conhecimento por si mesmo e dá respostas diferentes, mas eficazes, por chegar a um fim lógico ou sábio, com recursos muitas vezes unicamente ligados aos conceitos e à intuição. Nunca despreza o contributo dos outros e busca pelo conhecimento e pela cultura científica, porque crê que são potenciadoras do seu pensamento que sabe que é maior que a mera Ciência das coisas.
Posto isto... Querer entender JESUS sem usar o Pensamento, usando apenas a superficialidade animalesca, reativa  dele, é o mesmo que usar a Razão sem usar o discernimento. Querer outrossim, entender JESUS sem usar o sentimento, isto é, o coração, é ficar-se sem entender nada, e acabar deixando-se levar por qquer sentimentalismo ou emoção psicologica à posteriori. Mas o engraçado da minha querela (construtiva) é ver que nem há sequer conhecimento básico da pessoa ou vida de JESUS ou da Palavra que nos deixou no mundo e usar a animalidade reativa como método cientifico para chegar a conclusões destituídas de são juízo. Ora, intuo eu, que o caro amigo PG nunca teve um contacto íntimo com essa Palavra, único método concreto-prático de poder conhecer a pessoa em questão-JESUS- duvido mesmo que sequer haja lido uma vez que fosse o pequeno Novo Testamento (que verdade precisa ser dita : é o livro mais importante na afetação à Humanidade que sempre existiu; não conhecer com rigor tal Documentação é um erro Crasso para qualquer médio cidadão do mundo, quanto mais um filósofo). 
Deixo o meu conselho, procure ler primeiro com ATENÇÃO. Use quer a Razão, quer o Coração e verá quem é JESUS. Discuta depois suas dúvidas consigo mesmo, ganhe consciência do que possa querer dizer, não diga males banalmente, porque ferem a Justiça. Dou-lhe como referência um grande autor Brasileiro, filosofo e cientista, educador e catedratico, do seu país: Augusto Cury. Veja o que ele diz da personalidade Humana de JESUS CRISTO, Filho de DEUS.

Obrigado por vossa atenção

Sem comentários:

Enviar um comentário