terça-feira, setembro 22, 2020

A Origem



 A Energia, o que é da matéria, da fisica, veio de um Big Bang, de uma singularidade. Foi algo que aconteceu do nada, algo causado do nada no mundo, na existência natural. Nada existia que fosse físico :nem energia, nem matéria, nem mesmo um ponto milimetrico infinitamente denso de energia, átomos, matéria.... Nem isso existia.

E essa  teoria de que existe uma máquina que produz milhões e milhões e milhões de universos, não tem base científica, é apenas uma ideia, mas que não passa no teste da probabilidade melhor que o Big Bang. Pelo contrário, tal máquina seria ainda mais difícil de nascer do nada, e teria ainda mais complexidade que a sintonia fina do universo.

A existir mais matéria ou energia fora do nosso universo, no fundo seria apenas parte do universo, mas mais distante do resto do universo...


Como explicar que se dê uma singularidade tal? , um efeito sem causa?

Como surge a energia que de repente, caso existisse desde sempre, sem motivo explodiria?

Porque essa energia explodiu?

Pior ainda, se nem espaço nem tempo, nem movimento algum existiu, o que a fez mudar e resultar numa explosão?


A energia, é o estado último, mas também o inicial de toda a física, de toda a matéria. A matéria mais não é que energia em estados diferentes, em  formas diferentes, em expressões da sua existência.

O que é existir?

Pode uma coisa ser, sem ex-isistir?? Pode ela apenas in-sistir?


Pode essa coisa 'ser' sem ocupar espaço nem tempo?


Bom, sim. Por exemplo, desprezando por ora outros possíveis fatores, o resultado das reações químicas que geram através dos neurónios, os sonhos ou as ideias ou os sentimentos, etc... Essas imagens e sons e impressões, na verdade não ocupam espaço, quando muito ocupam tempo.

Ora, o que são essas coisas que possam escapar ao mundo físico?

São coisas Imateriais.


Será possível in-sistir tais coisas, sem suporte físico, como um software sem hardware?


Mas, a energia, no seu estado mais puro, in-siste ou e-xiste?

Bom, creio que a resposta está na matéria, porque a matéria é energia noutro estado. A energia existe.

Mas será que também In- siste?


Não creio. Porque a energia é algo inerente ao mundo físico, à mecânica do universo, aos ciclos da natureza.

Energia é o que compõe o mundo natural. É dela que o universo se fez , seja na sua expressão de energia pura, seja em átomos ou outra forma de matéria.


O mundo dos sonhos, das ideias, do software... Na parte que trata da expressão em si, o acontecimento em si, não ocupa espaço, não é energia, ainda que seja a energia que possibilita tais eventos.

Esse mundo, sendo filho da energia, é tocado pelo tempo, logo é parte do mundo natural.


Mas... Que será então esse mundo natural?

É um mundo regido por leis físicas, lógicas, ainda que desconhecidas (como no particular Quantico) . 

E o tempo é parte do mundo natural, do universo.


Entao, energia é natural.


Se já existia antes do Big Bang, a energia que formou o universo , se o tempo não existia e portanto, não havia acontecimento, evento, movimento, mudança, alteração.... Porque "decidiu" explodir?


Se o tempo existia, mas a energia sempre esteve "quietinha", porque decidiu explodir?


E bom, por último.... talvez nem a energia existisse e como explico, tbm não in-sistia...

A não ser que, ou exceto, estivesse contida, controlada  por algo que não poderia existir, mas in-sistir. Algo que escapa ao tempo e ao espaço.


Esse algo por sua vez tem vida, porque permite a certa altura a explosão.

Teve poder de determinar mudança na energia ou... O seu aparecimento na Existência e sua automática explosão. Eis a singularidade.


Ora tal vida não é natural. Nem é filha da energia.

Tal vida ao permitir ou desencadear a mudança na energia ou o seu aparecimento, revela consciência e poder.


Logo, o natural vem do sobrenatural.


Dificilmente se explica a singularidade por meios naturais, por leis da física , pois ela é determinada pelo  sobrenatural. Algo que escapa ao tempo e ao espaço e que, só pode ser vivo e inteligente além de poderoso, pois, desencadeou o Big Bang. Isto não se justifica acontecer caso não houvesse intervenção sobre a energia, quer ela existisse quer não, conforme reflicto acima.

E sabemos que que nenhum evento ocorre do nada. Todo o efeito precisa de uma causa. Independente da energia existir ou não ( e eu creio que não, pelos motivos também já discursados)... Se nada nunca aconteceu, porque aconteceria daí pra frente no mundo físico, do espaço tempo, a não ser que assim fosse determinado por algo fora do natural, do espaço tempo? 

Ora, Deus disse : faça - se luz!

quarta-feira, setembro 16, 2020

Existem várias Bíblias?

 A Bíblia dos judeus é o Velho Testamento porque eles não aceitam o Evangelho, o Novo Testamento de Jesus Cristo. Os cristãos têm o Velho Testamento porque serve de ensino e porque aponta para o Messias que havia de surgir...


Pergunto se acha se o Velho Testamento hebraico foi deturpado ou se acha que foi só o Novo Testamento?


Convém referir que há diferença linguísticas impossíveis de ultrapassar numa transliteração. Como as palavras homónimas, (idênticas, iguais) não existem sempre, opta-se por passar a ideia, o sinónimo ou mesmo até um contexto equivalentes à língua e costumes que representem o mais próximo possível o mesmo significado, algo que não sendo igual é semelhante - - a isto se chama tradução e interpretação.



Existem erros nas traduções e interpretações ? Claro, podem existir. Mas convém dizer que a Bíblia, sendo o livro mais vendido de sempre, mais lido e estudado por mentes eruditas, dificilmente terá desde há muito, algo errado enquanto traduzida. No que toca a tradução-interpretação (não estou a falar das interpretações predicadas em estudos ou palestras, mas da interpretação natural inerente à tradução), pois pode existir interpretação que distancie mais ou menos da letra do texto original, e que pode até sair do campo interpretativo stricto sensu, para entrar na analogia, outra técnica da ciência interpretativa. 


Então, concluindo, há diferença entre interpretar e transliterar. Uma se refere à ideia, e outra à letra.


Para mais, vale ainda dizer que além dos 66livros canonizados da Bíblia, algumas tradições religiosas, resolveram acrescentar alguns livros apócrifos /históricos, que creio que não os consideram como inspirados divinamente como o são os 66.

Ainda...

As cópias antigas dos escritos originais, são muito próximas do tempo das originais, são documentos  históricos. Por exemplo, pra se falar de certos personagens da Grécia, encontraram meia dúzia de documentos, muitas vezes representado apenas parte de uma obra. Mas com a Bíblia vemos cerca de 5000 registos históricos antigos, sendo de longe o livro (ou conjunto de livros) mais copiado da antiguidade e da era comum (depois de Cristo). Portanto a historiografia bíblica é rica em recursos valiosos. 

Qual o Maior Filósofo para ti?

Sem dúvida que se considerarmos Jesus de Nazaré como também filósofo, Ele é de longe o Mestre dos Mestres da Filosofia. Sem dúvida que os se...