Existem várias Bíblias?

 A Bíblia dos judeus é o Velho Testamento porque eles não aceitam o Evangelho, o Novo Testamento de Jesus Cristo. Os cristãos têm o Velho Testamento porque serve de ensino e porque aponta para o Messias que havia de surgir...


Pergunto se acha se o Velho Testamento hebraico foi deturpado ou se acha que foi só o Novo Testamento?


Convém referir que há diferença linguísticas impossíveis de ultrapassar numa transliteração. Como as palavras homónimas, (idênticas, iguais) não existem sempre, opta-se por passar a ideia, o sinónimo ou mesmo até um contexto equivalentes à língua e costumes que representem o mais próximo possível o mesmo significado, algo que não sendo igual é semelhante - - a isto se chama tradução e interpretação.



Existem erros nas traduções e interpretações ? Claro, podem existir. Mas convém dizer que a Bíblia, sendo o livro mais vendido de sempre, mais lido e estudado por mentes eruditas, dificilmente terá desde há muito, algo errado enquanto traduzida. No que toca a tradução-interpretação (não estou a falar das interpretações predicadas em estudos ou palestras, mas da interpretação natural inerente à tradução), pois pode existir interpretação que distancie mais ou menos da letra do texto original, e que pode até sair do campo interpretativo stricto sensu, para entrar na analogia, outra técnica da ciência interpretativa. 


Então, concluindo, há diferença entre interpretar e transliterar. Uma se refere à ideia, e outra à letra.


Para mais, vale ainda dizer que além dos 66livros canonizados da Bíblia, algumas tradições religiosas, resolveram acrescentar alguns livros apócrifos /históricos, que creio que não os consideram como inspirados divinamente como o são os 66.

Ainda...

As cópias antigas dos escritos originais, são muito próximas do tempo das originais, são documentos  históricos. Por exemplo, pra se falar de certos personagens da Grécia, encontraram meia dúzia de documentos, muitas vezes representado apenas parte de uma obra. Mas com a Bíblia vemos cerca de 5000 registos históricos antigos, sendo de longe o livro (ou conjunto de livros) mais copiado da antiguidade e da era comum (depois de Cristo). Portanto a historiografia bíblica é rica em recursos valiosos. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O psiquiatra Augusto Cury

"Quem sou eu? "

Atualidade